Frontier__005.png

Projeto Jalapão
uma jornada de conhecimento e conscientização ambiental

Conscientizar os proprietários de veículos automotores sobre os danos ambientais causados pelos gases de efeito estufa (GEE) que vazam dos sistemas de ar condicionado de carros, ônibus, caminhões e tratores. Esse é um dos principais objetivos da Expedição do Clima no Jalapão, uma jornada de aventura e conhecimento inovadora no setor.
   Idealizada pela oficina e escola de climatização e refrigeração veicular Super Ar, a expedição off-road reunirá, entre 6 e 16 de agosto, empresários e profissionais do ramo interessados em explorar a savana brasileira e, ao mesmo tempo, apoiar a implementação da Emenda de Kigali, acordo internacional que, se ratificado pelo Congresso, deverá proporcionar diversos benefícios econômicos à indústria brasileira e ao clima do planeta.
   Atualmente, há pelo menos 50 milhões de veículos leves, ônibus e caminhões circulando no País com o fluido refrigerante R-134a. Quando liberado na atmosfera, esse hidrofluorcarbono (HFC) gera um impacto climático 1,3 mil vezes maior que o dióxido de carbono CO₂.
   A expectativa é que esse poluente seja substituído, nos próximos anos, pelo R-1234yf, uma hidrofluorolefina (HFO) de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) adotada por fabricantes de automóveis norte-americanos, europeus e asiáticos. Na indústria do transporte refrigerado, o HFC a ser eliminado é o R-404A, GEE quatro mil vezes mais potente que o CO₂.
   A importância da qualidade do ar interno (QAI) nos meios de transporte, além da manutenção correta e periódica dos motores, será outro tema em destaque nesse overlanding – termo em inglês usado para descrever viagens de aventura autossuficientes, geralmente para destinos remotos, em que a jornada pode ser considerada mais importante do que o destino em si, pois oferece aprendizados únicos sobre a vida selvagem, história e cultura dos povos locais.
   Ao todo, a caravana, que partirá de São Paulo (SP), percorrerá quase mil quilômetros no Parque Estadual do Jalapão, unidade de conservação localizada no leste do Tocantins (TO), passando por trilhas exuberantes, dunas, desertos e comunidades quilombolas da região com a menor densidade demográfica do Brasil.
   Essa jornada em prol da conservação do meio ambiente e da sustentabilidade na indústria automotiva está aberta a todos os amantes da natureza e de viagens de aventura que se identificam com seus objetivos. 
   Faça parte do Projeto Jalapão e venha se aventurar conosco no segundo maior bioma brasileiro em extensão e a mais rica savana do mundo em biodiversidade.

spotfy.JPG

PATROCINADORES E APOIADORES

CHEMOURS.png
FEBRAVA.png
QUIMITAL.png
ACA.png
001.png
MASTERCOOL-Logo.png
MIL.png
CONFORLAB.png
PROCOOLER PACCINI_.png
DOUTOR IE.png
ABRAVA.png